educação em saúde

     No dia 18/10/2022, a co-fundadora Mariana Manso desenvolveu um evento presencial, com os alunos do 1º ano da Escola Félix de Azevedo no município de Fortaleza/Ceará para discutir sobre educação em saúde. Ao observar e conversar com as pessoas que frequentam a escola e o bairro, Mariana percebeu que tanto o tema sobre higiene pessoal quanto saúde mental precisavam ser discutidos com os estudantes, principalmente porque é na sala de aula que os alunos aprendem e conseguem tirar suas dúvidas.  

     Dessa forma, o público alvo foi composto por alunos do 1º ano da turma B, totalizando 15 alunos. Sob essa perspectiva, o objetivo do evento foi realizar uma roda de conversa com os alunos sobre higiene pessoal e hábitos saudáveis para cuidar da saúde mental.

     Realizado no contraturno da turma, às 15h, o evento foi dividido em 4 momentos, sendo eles:

  1. Apresentação de slides: neste primeiro momento, foi realizada uma apresentação utilizando slides no Canva para falar sobre higiene corporal, higiene íntima e saúde mental. Por meio da apresentação, os alunos puderam tirar dúvidas a respeito dos cuidados corporais que devemos ter, e ainda aprenderam sobre a importância de cada um deles, como escovar os dentes após comer e tomar banho regularmente. 
  2. Jogo de perguntas x respostas: ainda na apresentação de slides, foi realizado um jogo de perguntas e respostas a respeito do que foi discutido anteriormente. O jogo foi composto por perguntas de “verdadeiro ou falso” e de múltipla escolha.
  3. Prática de higiene bucal e cuidados com o corpo: para demonstrar a importância dos cuidados pessoais de higiene, foram distribuídos kits contendo shampoo, condicionador, pasta e escova de dente, e fio dental para os alunos. Esses kits foram essenciais para explicar aos alunos a, por exemplo, como usar o fio dental, caracterizando a prática de higiene bucal realizada. 
  4. Momento artístico: os alunos receberam telas em branco, tintas, canetinhas, cola em glitter e pincéis para realizar pinturas. Eles fizeram artes relacionadas ao tema “Saúde mental e lazer”. Nesse aspecto, os estudantes poderiam escolher fazer uma pintura de alguma atividade que eles gostam de praticar no tempo livre, como ir à praia, ou algo que eles queriam muito fazer, como viajar o mundo todo. Dentre as artes, é possível citar: viagens, dança, praia, futebol…
  5. Divulgação de cartilhas: foram desenvolvidas 4 artes de cartilhas e coladas nas paredes da escola. No total, espalhamos 16 cartazes pelo colégio a respeito dos temas discutidos.

     Recebemos maravilhosos feedbacks dos alunos. Ouvimos comentários como “queria que as aulas fossem assim todos os dias”, “eu não sabia da importância de tomar banho sempre que eu volto para casa”, “eu nunca havia pintado em uma tela em branco antes”, etc. Também ficaram muito felizes com os kits de higiene e, principalmente, com o momento artístico.

     Para a realização do evento, contamos com a parceria e o financiamento da USBEA Brasil, por meio do Small Grant 2022. O edital possibilitou a atuação da UWH de forma presencial e garantiu a compra dos materiais e recursos utilizados durante o evento. Sem o financiamento, não teríamos conseguido realizar a roda de conversa e as atividades de maneira maravilhosa. 

     A United Women in Health é uma organização voltada à liderança feminina e à saúde e, dessa vez, o nosso foco foi atrair um público alvo de homens e mulheres em sala de aula, diferentemente do que fizemos entre os anos de 2021 e 2022. Decidimos desenvolver essa ideia porque a educação pública no Brasil ainda possui diversos obstáculos, o que resulta em uma ampla necessidade de realizar atividades que resultem em disseminação do conhecimento voltado à saúde social.

     Acreditamos que, dentre as diversas maneiras, a educação e o conhecimento são duas das principais formas para engajar a sociedade e formar futuros líderes, independente da área de estudo/trabalho. Quando fornecemos conhecimento às pessoas e as auxiliamos a entenderem melhor sobre quaisquer assuntos, estamos colaborando com uma sociedade mais engajada, preocupada e consciente.