Impacto Alumni: Unindo Mulheres pela Saúde no Brasil
Essa é uma tradução livre da reportagem da FIUTS. Link para versão original no final do texto, publicado em 2021
Alumni Impact é uma campanha de comunicação social que reconhece o excelente trabalho que está sendo realizado pelos ex-alunos FIUTS em todo o mundo. Nessa semana, conheça Mariana Lemes Diamanto e Mariana Manso do Brasil!
O meu nome é Mariana Lemes Diamantino, tenho 21 anos de idade, sou de São Paulo – Brasil, e estudante de Fisioterapia.
Sou Mariana Manso, tenho 20 anos de idade e sou estudante de Ciências Biológicas. Participamos do SUSI, pela FIUTS, sobre Educação e Futuro do Trabalho, representando o Brasil, em 2021.
Mariana Lemes Diamantino e Mariana Palmeira Manso
Durante a parte online do programa, aprendemos muito sobre como ser um líder que cria impacto em sua comunidade e como criar e planejar um evento para a sociedade. O SUSI foi extremamente importante para nós porque começamos a pensar realmente como líderes e as coisas que podíamos fazer para atrair o nosso público alvo para falar sobre tantos assuntos importantes, principalmente a igualdade de gênero e a liderança feminina.
Com o SUSI, tivemos a oportunidade de ouvir as experiências e as perspectivas dos outros estudantes participantes, e também de pudemos compartilhar as nossas como duas mulheres brasileiras. O ambiente multicultural proporcionado pelo SUSI nos ajudou a expandir nossos horizontes e a pensar fora do nosso país. Outro fato importante é que nos aproximamos da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, que nos ajudou demais com o nosso primeiro evento, e eles nos apoiaram desde o primeiro dia do nosso projeto.
O SUSI é uma experiência incrível para criar um maravilhoso networking e para nos tornarmos as melhores versões de líderes que alguém pode ser. Somos extremamente gratas por cada pessoa que conhecemos durante o SUSI porque carregamos as suas perspectivas e experiências em nós, e não poderíamos pedir uma oportunidade melhor do que o SUSI para conhecer pessoas tão fantásticas.
Agora falando da nossa organização, a nossa ideia de projeto começou quando nós duas lemos um artigo que dizia que, embora as mulheres sejam maioria nos cursos de saúde (tais como medicina, enfermagem e odontologia), ainda são minoria em posições de liderança relacionadas à área. Devido a isso, nos identificamos com as questões que normalmente vemos em ambas as nossas comunidades: sexismo e consequentemente insegurança feminina, baixa auto-estima, falta de encorajamento e tripla jornada: carreira, maternidade e gestão da casa. Com tais problemáticas, enfrentamos uma comunidade cheia de posições subvalorizadas, falta de perspectiva profissional, menor desenvolvimento de soft skills, falta de representatividade e disparidade salarial entre gêneros.
Juntas na vida real!
Dessa forma, criamos uma organização chamada United Women in Health (UWH), uma organização que tem como objetivo inspirar mulheres líderes a serem a melhor versão de si mesmas e a perseguirem e realizarem sonhos maiores através dos nossos eventos e cursos. Também queremos discutir a importância das mulheres em posições de liderança na área da saúde no Brasil, instigar e encorajar as mulheres a alcançarem novas experiências e a desenvolverem soft skills através do nosso projeto.
No final do ano passado, organizamos um evento denominado “I Encontro de Mulheres Líderes na Saúde”, no qual convidamos 6 mulheres para falarem sobre suas experiências como líderes em três dias diferentes. Em 1 mês após a criação da nossa organização, tivemos 175 participantes, e recebemos quase 600 visualizações durante o evento. Foi uma oportunidade incrível porque disseminamos conhecimento para pessoas de todo o Brasil! Foi um evento online, aberto e de graça. Uma das coisas que a UWH realmente acredita é que já temos inúmeros obstáculos e diferenças entre pessoas que podem investir em educação ou têm acesso a informações e oportunidades relacionadas à liderança, e pessoas que não têm essas oportunidades. Por esta razão, pretendemos organizar nossos futuros eventos gratuitamente, porque queremos dar a mesma oportunidade a todas as mulheres que queiram ter impacto em sua comunidade e tornar-se uma líder ou profissional de sucesso.
Conduzindo o evento online
Criamos uma conta Instagram: @unwhealth e os nossos eventos ao vivo estão disponíveis no nosso canal YouTube: United Women in Health (Mulheres Unidas na Saúde). Gostaríamos de agradecer ao FIUTS, ao Meridian International Center, ao Departamento de Estado dos EUA e à Embaixada dos EUA no Brasil por acreditarem em nós e por nos apoiarem. Esperamos conhecer pessoalmente todas as pessoas que conhecemos durante a parte SUSI online no próximo ano!
Material de publicidade da United Women in Health
Link do texto original: https://www.fiuts.org/blog/2021/10/15/alumni-impact-uniting-women-for-health-in-brazil